Conheça Ben Wilson e sua arte com goma de mascar!

Pra quem acha que arte é coisa que tem que ficar em museu e ser intocável, saiba que se você for em Londres, pode acabar pisando despercebidamente numa das mini-obras do artista inglês Ben Wilson. Isso por que, esse entalhador e “outside artist” costuma passar uma parte do seu tempo pintando gomas de mascar que são jogadas na calçada por pessoas muito bem educadas, obrigada.

Seu desapreço com os resíduos industriais, a poluição e o lixo (coisas mais do que comuns nas metrópoles ou em qualquer lugar habitado por humanos “urbanos”) acabou levando-o a protestar contra isso, colorindo e levando arte aos tão sóbrios e sujos pavimentos da cidade. Aos corredores onde desconhecidos se esbarram todos os dias seguindo os rumos de suas vidas frenéticas.

Talvez mais do que os grandes blocos de concreto que vão em direção ao céu, as ruas sejam o aspecto mais expressivo da vida em sociedade. As grandes e extensas avenidas, com seus postes de iluminação de metal, suas lixeiras (que você nunca encontra quando precisa, ao menos aqui), suas placas de sinalização cortando pra todos os lados, semáforos, faixas,  fachadas iluminadas e atrativas. Onde todo mundo circula, de onde você não escapa, mesmo blindado na sua armadura metálica, seja ela carro, ônibus ou até mesmo uma motocicleta (A não ser que você tenha um helicóptero, seu rhyco, mas mesmo assim, heliporto ainda não é que nem parada de ônibus, não tem em todo lugar).

Mas ao mesmo tempo que é um espaço partilhado por todos, também é um dos mais impessoais. As pessoas se cruzam nas ruas todos os dias, mas nem por isso são conhecidas ou desenvolvem uma relação social direta. De fato, o próprio ato de cruzar a rua é só um processo necessário para se chegar ao seu destino final. Cotidianamente, andar a esmo e reparar o que há em volta, não é comum, as ruas são apenas meios de circulação não de contemplação, até por que serem espaços considerados socialmente sujos, externos, onde as coisas que não são de casa, ou não devem ficar lá, são despejadas. E aí que a mágica de Ben Wilson entra!

Quantas milhares de pessoas não devem ter pisado numa de suas inúmeras obras espalhadas por Londres e sequer ter se dado conta disso? E quantas outras não devem ter percebido, se perguntado o que era aquilo e em meio a estranheza, achado interessante a iniciativa de levar um “colorido” a frieza das ruas e ao chiclete mascado por uma boca invisível e sem dono?

Acredito eu que, mais do que achar incrível a ideia que Ben Wilson teve, é refletir o que há por detrás dela. Cada um protesta com as ferramentas, habilidades e dons que possui. Embora sejam pinturas legais continuam sendo gomas de mascar jogadas na rua por transeuntes alheios, por que a rua “não tem dono”, é pública. “Na rua pode”. Começo a pensar que mais do que olhar a nossa casa pra saber que tipo de pessoas somos, deveríamos olhar nossas ruas. Por que, a vida em sociedade, sobretudo a vida urbana, precisa ser tão (aparentemente) caótica?

Aí embaixo estão algumas fotos retiradas do blog Little London Observationist, que foi o local onde eu primeiro li a reportagem sobre Ben Wilson, e da qual tirei algumas informações pra escrever esse texto.

Percebam o tamanho dos desenhos!

E claro, uma foto do artista:

Fontes usadas pra escrever o texto:

Little London Observationist

Wikipedia – Ben Wilson (artist)

Recomendo uma visitinha ao site:

The Art of Ben Wilson

Anúncios

Um pensamento sobre “Conheça Ben Wilson e sua arte com goma de mascar!

  1. Alessandra disse:

    Cara, mto legal isso, não fazia ideia que alguém fazia isso, gostei 🙂 Parabéns pelo blog, mto legal ele!

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: